relogio-cli
v1.0.7
Published
Relógio (linha de comandos) para ilustrar uso de packages
Downloads
7
Readme
Ah, como usar pacotes feitos por terceiros?
E dessa forma reutilizar uma infinidade de código disponível? Você já sabe que o npm é a resposta para gerenciar pacotes, ou código que você pode reutilizar, em JavaScript.
Na aplicação corrente (relogio.js) são usados três pacotes: (a) chalk; (b) cli-cursor e (c) death. Todos eles foram incluídos via require.
Observe que a simples inclusão do require não é suficiente
para o Node.js executar o programa relogio.js.
Tais pacotes precisam estar disponíveis localmente, o que pode
ser realizado via o comando abaixo
npm install
Mas como o npm sabe quais os pacotes carregar e quais as versões utilizar? A resposta está no arquivo package.json. Nesse caso, os pacotes citados acima são necessários durante a execução do aplicativo e portanto, estão descritos na seção dependencies. Várias outras informações são fornecidas por meio desse arquivo. O comando npm init pode ser empregado para auxiliar a confecção do arquivo package.json.
Enfim, quando você localizar código no repositório npm relevante para a sua aplicação, você pode inseri-lo no arquivo package.json e executar o comando npm install.
Em vez da opção manual para editar o arquivo package.json, você pode usar o comando
npm install <nome do pacote> --save
que automaticamente atualiza o arquivo package.json contido no diretório corrente. Ou seja, caso queira experimentar esse processo, basta criar um diretório e, no diretório criado, executar a seguinte sequência de passos:
npm init
npm install relogio-cli --save
node node_modules/relogio-cli/relogio.js
Como disponibilizar meus pacotes publicamente?
Bem, o presente projeto está publicado no NPM com o nome "relogio-cli". Faça a busca em https://www.npmjs.com/ para conferir. A publicação é realizada para todo usuário que possui uma conta (cadastrada) no NPM. Consulte detalhes em https://docs.npmjs.com/getting-started/publishing-npm-packages. Para quem já possui uma conta, basta se autenticar, se ainda não o fez, e requisitar a publicação, conforme os comandos abaixo:
npm login (se ainda não autenticado)
npm publish